terça-feira, 5 de maio de 2015

Coelho Assado com Arroz Aromático // Acompanhado de um Vale da Mata Reserva 2010

Apresento-vos a nossa primeira sugestão gastronómica a acompanhar um belo vinho tinto da região de Lisboa, produzido pela Herdade do Rocim, o Vale da Mata Reserva do ano de 2010.



Coelho Assado



Ingredientes:

1 Coelho
2 Dentes de Alho
1 Ramo de Salsa
1 Folha de Louro
1 dl de Vinho Branco
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Colorau q.b.
50 gr de Manteiga
2 Cebolas
100g Toucinho
0,5 dl de Azeite

Preparação

Lave muito bem o coelho e tempere com sal, pimenta, colorau, os alhos esmagados, o louro e o vinho branco e deixe neste tempero durante algumas horas.
Retire o coelho da marinada e coloque num tabuleiro.
Descasque as cebolas, corte-as aos gomos e disponha no tabuleiro junto ao coelho, por cima deite o azeite e a marinada onde o coelho esteve a temperar, espalhando por cima a manteiga cortada em pedaços, assim como o toucinho e a salsa.
Leve a assar em forno bem quente durante cerca de 1 hora e meia, regando de vez em quando com o próprio molho.
Deixe o coelho ficar bem coradinho.



Arroz aromático

Ingredientes:

1 Cebola
50g de Vaqueiro
1 Estrela de Anis
300g de Arroz Agulha
7 dl de Água
2 Casquinhas de Limão
Noz Moscada
Pimenta Rosa em Grão
Sal
Cebolinho Picado

Preparação:


Pique a cebola e aloure-a na vaqueiro, juntamente com a estrela de anis. Junte o anis e deixe fritar até começar a ficar translúcido. 
Regue com a água a ferver, introduza as casquinhas de limão e tempere com noz moscada ralada, pimenta rosa moída na ocasião e sal.
Deixe levantar fervura, tape o tacho e coza suavemente durante 10 minutos. Apague o lume e deixe o arroz repousar durante 5 minutos. Antes de servir retire as casquinhas de limão e polvilhe com o cebolinho. 


A nossa sugestão é que acompanhe esta belíssima refeição, com um magnifico Vinho Tinto Vale da Mata Reserva 2010.

Vale da Mata Reserva 2010

Apresenta uma cor concentrada, de forte tonalidade granada e avermelhada, o nariz revela frescura e elegância, através da excelente ligação entre os aromas de fruta vermelha madura e uma evidente componente floral, vegetal e também especiado, além de delicadas notas tostadas e de barrica. Na boca é um vinho encorpado, volumoso e complexo, além de fino e harmonioso, conta com um paladar muito frutado.
PVP médio: 15€


1 comentário: