sexta-feira, 22 de abril de 2016

Superalimentos #3 Quinoa






A quinoa é uma semente bastante nutritiva e uma fonte essencial de proteínas. Assim considera-se um superalimento. Bastante diversificada em proteínas e com elevado teor de manganésio, magnésio e fósforo. As proteínas da quinoa são bastante completas, pois nelas estão incluídas todos os aminoácidos essenciais à construção do nosso organismo.



Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ómega 3 e 6, são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido às suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa, são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten. 

Apesar de existirem cerca de 120 variedades de quinoa, podemos restringir as variantes presentes no mercado à quinoa branca, quinoa mista, quinoa vermelha e quinoa preta. Quanto mais clara for a tonalidade da semente da quinoa, mais leve será o seu sabor.

Amanhã deixei aqui uma receita de quinoa.


4 comentários:

  1. Gosto de quinoa e já há alguns dias que não como! Já experimentei a branca e a vermelha e gostei de ambas! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fico à espera da receita de amanhã :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. É algo que ainda não provei. De cada vez que vejo uma receita digo que tenho de experimentar e depois passa-me.
    Bjinhos


    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Por incrível que pareça ainda não provei. Tendo em conta os benefícios que da a nossa saúde tenho de o fazer em breve.
    Beijinhos bom fim de semana!
    http://receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar