quinta-feira, 5 de maio de 2016

Sabia isto tudo sobre as cebolas?



Cebola doce: boa para fritar. É especialmente indicada para fazer gratinados e vegetais assados.

Cebola roxa: boa para comer crua. O sabor adocicado da cebola roxa faz com que seja a qualidade adequada para utilizar em saladas, sandes ou para fazer guacamole.
Há estudos que apontam a cebola roxa como sendo a qualidade mais saudável por possuir antocianinas, ajudando a prevenir os valores elevados de colesterol e triglicéridos.

Cebola branca: boa para molhos e aperitivos. Esta qualidade de cebola tem um sabor muito intenso e, como tal, é especialmente indicada para fazer molhos, chutneys e refogados nos quais pretendamos sentir o aroma da cebola.

Cebola amarela: a cebola "tradicional" e mais versátil de todas! Tal como a cebola branca, a cebola amarela tem um sabor muito intenso e ácido sendo especialmente indicada para assados, refogados, molhos, sopas e ensopados. Pode ser utilizada crua, cozida, picada, em rodelas sempre que se pretenda acentuar o aroma da cebola.

Chalota: boa para compotas e pratos suaves. Esta é a qualidade de cebola com um sabor mais adocicado, mais suave e com baixo teor de acidez. É especialmente indicada para fazer vinagretes, guarnições e omeletes ou para qualquer prato elegante e requintado.

Fonte: Sapo 

5 comentários:

  1. A primeira vez que vi uma foto com esse resumo das cebolas fiquei espantada com tanta variedade e as especificidades de cada uma. Eu infelizmente acabo por fazer quase tudo com a amarela que é a que se encontra mais facilmente à venda e é também a mais barata...
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Nunca me tinha apercebido que havia tanta variedade e muito menos as suas aplicações. Obrigada pela ajuda.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Sabia! Mas uso quase sempre a mesma... :P
    Bom fim de semana!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Sabia! Mas uso quase sempre a mesma... :P
    Bom fim de semana!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar